A sustentabilidade é uma prática que precisa estar em qualquer empresa e moradia. É importante termos em mente que somente com a redução de consumo e a prática de hábitos sustentáveis conseguiremos aproveitar os recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente.
O que significa ser mais sustentável?
Ser sustentável é ter como premissa básica ações e práticas que consideram o menor impacto para o meio ambiente, para a economia e para as pessoas em geral.
É um estilo de vida que busca colocar o “ser” como centro de tudo, compreendendo suas reais necessidades. É um conceito que leva em consideração práticas de “menos é mais”, sabendo que os recursos são escassos e que precisamos usá-los com consciência.
Hábitos sustentáveis para começar a praticar
Deixe o carro na garagem
Já sabemos que os carros têm grande peso na emissão de gases poluentes na atmosfera. Por isso, quando puder, opte por deixar o carro em casa e saia de bicicleta ou a pé: além de o meio ambiente agradecer, você também tem ganhos na sua saúde.
Economize água em casa
Períodos de seca têm sido cada vez mais recorrentes em diversas regiões do país e do mundo. Esses alertas climáticos reforçam a necessidade de pouparmos o uso da água potável, buscando reduzir o desperdício.
Aproveite todas as partes dos alimentos
A Organização das Nações Unidas (ONU) informou em relatório que, em 2022, cerca de 830 milhões de pessoas no mundo foram afetadas pela fome. Esse número nos alerta sobre como precisamos repensar nosso consumo alimentar, adotando um hábito sustentável desde o preparo dos alimentos.
Tenha uma alimentação mais saudável
Não basta não desperdiçar: é preciso repensar o que ingerimos e consumimos diariamente. Um hábito consciente também passa pela adoção de uma dieta mais natural, com menos conservantes e menos industrializados.
Frutas, vegetais, verduras e legumes são a base de uma alimentação completa e que só traz benefícios ao ser humano: que tal rever o cardápio do dia e incluir esses ingredientes?
Evite comprar por impulso
O consumo não deve ser uma fuga ou um refúgio: deve ser um hábito sustentável para uma necessidade. Assim, refletir sobre as compras que se faz diariamente permite que seja criada a consciência do que é necessário e do que não é.
Ao comprar por impulso, outras situações surgem, como o impacto financeiro e o acúmulo de objetos.
Levar uma vida sustentável é inspirador. Quando percebemos que nossos hábitos cooperam com um mundo melhor para todos, temos ainda mais vontade e dedicação para repensar diariamente nossas escolhas.